segunda-feira, 14 de julho de 2014

Aplicativos ajudam a descobrir senhas Wi-Fi's

O universo hacker se expande...



Mesmo em lugares em que há uma rede Wi-Fi aberta para se conectar, nem sempre há alguém perto para informar qual é a senha. Por isso, existem apps, como o Mandic Magic (iOS) e o Free Zone Scanner (Android), que ajudam a descobrir qual é a palavra-chave da rede.

Apesar de parecer, não há magia no funcionamento de nenhum dos dois aplicativos, que são gratuitos. Os dois funcionam, de certa forma, como redes sociais, em que são compartilhadas as senhas de várias redes espalhadas por aí.

Desenvolvido por brasileiros e lançado recentemente, o Mandic Magic (iOS) se aproxima mais desse conceito. Um usuário passa por uma cafeteria, por exemplo, e pede a senha do Wi-Fi do local. Depois de se conectar a ela com sucesso, abre o Mandic Magic e utiliza o recurso de geolocalização do app para fazer “check-in” no local, cadastrar a senha e divulgá-la na rede do aplicativo.

Dessa forma, quando outra pessoa for ao local, pode simplesmente rodar o Mandic Magic, encontrar o local na lista de estabelecimentos próximos e conferir a senha do Wi-Fi. Assim, não precisará perguntar a funcionários do local. Os lugares mais visitados podem até ser salvos como favoritos, dando para consultar a palavra-chave da rede mesmo com o smartphone ou tablet desconectado. No entanto, o aplicativo é bem novo e ainda não conta com muitas redes registradas.

O Free Zone Scanner (Android), por sua vez, já apresenta, segundo os desenvolvedores, mais de 7 milhões de Wi-Fis registrados e espalhados pelo mundo. Sempre que você passar perto de uma dessas redes, o aplicativo conectará seu smartphone automaticamente à melhor delas, preenchendo sozinho a senha.

O app se parece menos com uma “rede social”, mas funciona também de forma colaborativa. Por isso, esta seleção de conexões Wi-Fi pode ser complementada por qualquer um que encontrar uma que não esteja cadastrada. Basta se conecta a ela usando a senha e divulgá-la tocando no ícone em forma de nuvem na tela do programa. Assim, ela ficará disponível na lista de qualquer um que estiver passando pelo local -  e que tiver o app instalado, claro.

Ambos os aplicativos, independente da quantidade “Wi-Fis cadastrados”, funcionam melhor em grandes centros, onde há mais redes disponíveis. Mesmo assim, como são gratuitos, valem o teste.




Fica ai uma dica para quem não quer compartilhar sua Wi-Fi com estranhos:  

defina o acesso à sua rede pelo endereço MAC (O Endereço MAC - Media Access Control) é um endereço físico associado à interface de comunicação (numeração que identifica o modem), que conecta um dispositivo à rede.











Balchant


Nenhum comentário:

Postar um comentário